Órgãos transportados para doação podem contar com monitoramento online rápido e eficiente

transporte-de-órgãos-ztraxQuando assistimos a reportagens sobre doação de órgãos e vidas sendo salvas devido ao transporte rápido e eficiente deles, pensamos apenas na parte final, ou seja, de que mais uma vida está sendo salva. No entanto, esquecemos de como é feito esse processo, principalmente em relação ao transporte e as condições de temperatura e armazenagem.

Ana Paula Carvalho, da área comercial ztrax, lembra que por meio do monitoramento onlineztrax é possível acompanhar todo o histórico até o tempo real de deslocamento do material, da sua origem ao seu destino. “Por meio de alertas é possível estar atento aos desvios da operação – seja de temperatura ou de rota, por exemplo. Isso garante ao emitente, transportador e ao receptor a atuação rápida e prática a qualquer intempérie na operação, garantindo a qualidade no recebimento do item”, ressalta Ana. O ztrax garante o transporte eficiente pois possui as funcionalidades de geolocalização via GPS e sensores de temperatura que vão até – 80ºC.

Com o ztrax é possível gerenciar roteiros, estimar tempo de chegada, preparar equipes de suporte e/ou emergência e ter a garantia de que os órgãos ou exames foram monitorados continuamente, da origem até o destino.

Caso as condições de temperatura durante o transporte do órgão não forem as ideais, o ztrax consegue emitir alertas customizados. “Com uma simples customização de alerta, pode-se saber se a temperatura está ou não sofrendo alguma alteração significativa, dando, desta forma, condições de prevenção para evitar possíveis perdas não só de um órgão, mas também de vidas”, analisa Marcelo Lonzetti, consultor da área comercial do ztrax.

Caso o carro ou a ambulância que faz o transporte do órgão sofra algum desvio inesperado, o receptor (hospital ou clínica) recebe alertas imediatos. “O ztrax permite, por meio do seu portal, a criação de cercas virtuais onde há possibilidade de delimitar a área de atuação do veículo, gerando alertas caso haja infração da regra estabelecida, sendo seu controlador (hospital/clínica) notificado”, finaliza Lonzetti.

Compartilhe!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!

Veja mais

Escola Segura RS

Em maio de 2021 um crime chocou a pacata cidade de Saudades, interior de Santa Catarina. Três crianças e uma professora morreram a golpes de faca dentro de uma escola de educação infantil. O autor dos homicídios foi um rapaz de 18 anos, que acabou detido .

O ocorrido levanta a questão: o que professores e demais funcionários de uma escola podem fazer diante de tal cenário? A resposta mais óbvia é acionar equipes de segurança quanto antes.

Germano Medeiros, diretor comercial de uma empresa de segurança da grande Porto Alegre, percebeu a necessidade de uma resposta rápida para evitar tragédias como a de Santa Catarina e implementou o sistema ztrax Personal nas escolas atendidas por sua empresa na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O resultado foi imediato:

“Não havia um sistema efetivo para atender prontamente essas ameaças até então. Temos, em uma escola, dez professores com o botão de emergência discreto que, ao serem acionados, mandam um alerta para a central fazendo com que, no máximo em 5 minutos, uma viatura chegue ao local. Tudo online, sem que o agressor ou suspeito desconfie do alerta”.

Aluno armado acabou detido

Em uma das ocorrências, um professor desconfiou que um aluno estava armado. Quando a equipe chegou ao local e identificou o perigo real, acionou apoio de viaturas da brigada militar e da guarda municipal para fazer a condução do menor infrator e tomar as medidas cabíveis.

“O sistema de botão de pânico discreto trouxe mais segurança e agilidade na resposta das equipes de segurança. Antes, um professor tinha que se esconder no banheiro, ligar para o 190 e esperar por um tempo muito maior do que agora”, completou Germano.

Essa agilidade traz mais segurança para professores, funcionários, alunos e pais. Existe o sentimento de segurança. O equipamento já foi acionado três vezes nesta mesma escola e trouxe solução efetiva para todos os problemas alertados. Gerou ações efetivas quando preciso. Não é possível mensurar o número de crimes evitados, e nesse caso, essa é uma boa notícia.